A babosa Babosa com uva do monte e maçã já é amplamente utilizada no Brasil como complemento alimentar pelo seu grande potencial nutritivo. Rica em fibras, contém diversas vitaminas, aminoácidos, minerais e enzimas importantes em nosso metabolismo diário.
No Brasil, também conhecida como aloe vera, a babosa é reconhecida por suas propriedades cicatrizantes, como por exemplo, para utilização nos casos de queimaduras ou feridas, e para uso estético, seja através dos diversos hidratantes para pele, ou para utilização nos tratamentos capilares, por meio dos shampoos e condicionadores.
Mesmo sendo considerada por muitos especialistas como “A imperatriz das plantas medicinais”, muitas pessoas ficam com receio de utilizar a babosa com bebida nutricional.
Respeitando os critérios fundamentais, o suco nutricional de babosa Babosa com uva do monte e maçã é seguro e pode ser utilizado como complemento alimentar, proporcionando inúmeros benefícios para sua saúde.
Para você aproveitar o potencial da babosa com uva do monte e maçã e ter segurança no seu consumo, mostraremos a seguir quais critérios um produto precisa atender para ser considerado adequado para consumo, confira a seguir:
Analise a procedência da babosa
Utilização da espécie adequada
Os pesquisadores já catalogaram mais de 800 espécies de babosa, sendo extremamente difícil para uma pessoa sem conhecimento técnico identificar a planta adequada para uso como suplemento alimentar.
Com base em suas propriedades nutricionais, a espécie Barbadensis Miller é considerada a mais adequada, indicada inclusive pelo Dr. Michael Peuser, considerado uma das autoridades mundiais quando o assunto é babosa, autor do livro “Os capilares determinam nosso destino – Aloe: A imperatriz das plantas medicinais”.
O mercado fornece diversos produtos de babosa. Infelizmente existem muitas bebidas caseiras, também chamadas de garrafadas, que além de serem produzidas de forma inadequada, utilizam espécies que não são próprias para uso interno.
Existem muitos produtos que possuem pouco do gel da babosa, que é a substância encontrada na polpa da folha. Enquanto alguns possuem 97% do gel, outros apenas 5% ou até menos.
![babosa recomendada barbadensis miller](http://compartilhabem.com/wp-content/uploads/2021/01/aloe-vera-barbadensis-miller.jpg)
Solo rico para plantação
O solo é um excelente reservatório de água e de nutrientes, um suporte básico do sistema agrícola. É dele que as plantas retiram as substâncias necessárias para se desenvolverem e se tornarem saudáveis.
Por ser um recurso limitado e não renovável, o solo sofre muito com sua degradação, que consiste na destruição de suas propriedades, causadas por fatores químicos (perda de nutrientes, acidificação, salinização), físicos (perda de estrutura, diminuição da permeabilidade) ou biológicos (diminuição da matéria orgânica).
Mesmo com grandes quantidades de adubo, o solo degradado não recupera sua capacidade de produção, sendo o desmatamento o que mais contribui para o solo ficar pobre, visto que a vegetação presente no local influencia diretamente na sua formação e qualidade.
Não espere bons nutrientes de uma babosa plantada no fundo do quintal, em locais inapropriados para sua espécie ou até mesmo em solos exauridos de nutrientes.
Solos bem drenados e permeáveis são os mais adequados para o desenvolvimento da babosa. Ela é uma planta bem rústica, tolera bem temperaturas elevadas, mas morre quando a temperatura cai abaixo de 4ºC.
Por isso, lugares secos e áridos são ideais para seu cultivo, pois ela não precisa de muita água. O Nordeste do Brasil e a América Central são exemplos de locais adequados para o cultivo da babosa.
Embora aceite grande variação de temperatura, desenvolve-se melhor em ambientes quentes e não suportam muita chuva. babosa deve ser plantada com espaçamento de 1 x 1 metro e precisa de muita luz solar direta, por pelo menos 8h por dia.
Tempo necessário para planta ficar madura
A primeira colheita da folha da babosa é realizada aproximadamente entre cinco e seis anos depois do plantio, pois é quando a planta já está adulta e suas folhas maduras. Sua colheita pode ser feita a cada seis meses. Cada broto dá boas folhas por aproximadamente 10 anos. Depois deste tempo elas são retiradas dando lugar a uma nova muda.
Processo de colheita
O corte da babosa tem que ser manualmente em sua base com um instrumento muito afiado e de inox, garantindo que a planta não tenha oxidação e não perca seus nutrientes.
Em geral, é retirado de cada planta de cinco a seis folhas. Na fase adulta, ela produz de 15 a 30 folhas por ano.
De forma mecanizada não seria possível diferenciar as folhas que estão maduras e no tempo adequado para colheita das que estão verdes. Por este e outros motivos a colheita da planta por máquinas não é recomendada.
Utilização de adubo orgânico e cuidados com meio ambiente
É interessante lembrar que os fertilizantes fazem o solo ter cargas negativas e ficar pobre em nutrientes. Além disso, é contraindicado aplicar fertilizantes químicos porque os resíduos se acumulam nas plantas.
Os adubos orgânicos,podem ser utilizados para a fertilização dos solos, sendo rico em nutrientes, tais como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, cobre e zinco.
Processamento adequado para manter os nutrientes da babosa
Extração adequada
Depois da babosa ser colhida, o próximo passo é a extração do seu conteúdo. Este processo pode acontecer de forma manual ou com utilização de máquinas.
Embora o processo de extração por máquinas seja mais rápido e facilite a produção em larga escala, o processo manual continua sendo o mais eficaz pois permite melhor aproveitamento da polpa e eliminação da casca.
A extração do gel da babosa deve ser feita manualmente e sempre sobre uma mesa de aço inoxidável, com ajuda de uma faca afiada.
Análise laboratorial para garantir segurança
O controle de qualidade da babosa vai desde a plantação, utilizando técnicas de cultivo ecológico, irrigação adequada, controle continuado de ervas daninhas, passando pelos trabalhadores que devem ser capacitados para realizar uma colheita cuidadosa das folhas, até o processamento industrial, estabelecendo controle rotineiros mediante provas físico-químicas e bacteriológicas.
Todo processo de produção deve ser controlado durante todas as fases, desde a plantação até o envasamento final para poder garantir que o produto final não contenha substâncias indevidas e causem prejuízos para a saúde.
Conservação natural livre de produtos químicos
Os conservantes são adicionados a um alimento industrializado com o propósito de aumentar o seu tempo de vida útil. Atuam no produto protegendo-o de bactérias, fungos e quaisquer tipos de organismos ou reações químicas, procurando sempre não alterar suas propriedades nutritivas.
Não é diferente com a babosa, mesmo sendo uma planta por fora bruta e forte, o gel que está no interior da folha é muito sensível e pode oxidar facilmente.
Como exemplo, alguns conservantes naturais já têm sido utilizados pelo homem há muito tempo, como o sal e o vinagre.
A conservação através do sal mata bactérias rapidamente, porque a água do citoplasma passa para o exterior da parede celular por osmose, desidratando-a. Esse método é usado para conservar peixes (bacalhau), carnes (porco), etc.
O vinagre, na maioria das vezes, desempenha uma função antimicrobiana, podendo assim preservar vegetais. Porém também pode ser usado para fazer marinadas de carne, o que acaba deixando-a mais macia.
Os conservantes artificiais mais conhecidos são nitratos, sulfitos, dióxido de enxofre, etc. Esses conservantes podem fazer muito mal à saúde provocando alergias.
Com o avanço dos estudos e da tecnologia, atualmente é possível fazer a conservação dos nutrientes da babosa com conservantes naturais. Dê preferência para empresas que não utilizam conservantes artificiais para fazer o suco de babosa.
Certificações de qualidade para manter os melhores padrões
Certificações de qualidade são um verdadeiro atestado de competência técnica e gerencial para uma empresa. Além disso, hoje em dia os consumidores estão cada vez mais ávidos por informações referentes a procedência e qualidade dos produtos e serviços que utilizam no seu dia a dia. Por isso, além da qualidade, segurança ou desempenho das mercadorias, eles querem ter certeza que a empresa que fornece os produtos é ética e cumpre normas ambientais e de responsabilidade social.
As empresas que trabalham com a babosa precisam garantir que seus nutrientes estejam da mesma forma que encontrados na natureza, garantindo assim seu potencial nutricional.
Desta forma, somente indústrias que cumprem com os requisitos exigidos poderão obter as principais certificadoras existentes no mercado. É fundamental observar quais selos o suco de babosa que você pretende usar possui, pois é um indicador de qualidade e segurança.
Respeitar a legislação do país
Cumprir as normas exigidas pelos órgãos de fiscalização
Cada país tem sua própria legislação que estabelece as normas que uma empresa precisa obedecer para ter autorização para industrializar e comercializar produtos.
No Brasil, a Junta Comercial é um órgão do Governo que tem como responsabilidade realizar e armazenar os registros de atividades ligadas a empresas e sociedades empresariais. Há uma sede em cada Estado brasileiro.
Após registrar o Contrato Social na Junta Comercial do seu Estado, a nova empresa receberá a sua inscrição no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e seu número de IE (inscrição Estadual) da Secretaria de Fazenda do Estado.
Deve-se também providenciar o registro da empresa na prefeitura para requerer o Alvará Municipal de Funcionamento, Alvará de Bombeiro e o Sanitário, se for o caso.
A empresa que se propõe a comercializar produtos de babosa precisa ter todos os registros ativos para operar no Brasil. Para consultar se um CNPJ é verdadeiro e se está ativo, acesse o portal Secretaria da Fazenda.
Registro na anvisa/ministério da agricultura
Alguns produtos dependem de registro em órgãos específicos para serem comercializados, garantindo, assim, maior segurança aos consumidores.
No caso da babosa, que é uma planta que contém substâncias fitoterápicas, a indústria precisa ter seu registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é vinculada ao Ministério da Saúde e garante que o produto não irá comprometer a saúde da população.
No Ministério da Agricultura, por meio do Serviço Federal de Defesa Agropecuária, são registrados produtos pertinentes a dois órgãos:
- O Departamento de Defesa e Inspeção Vegetal: vinícolas, vinhos, agrotóxicos e demais produtos;
- O Departamento de Inspeção de Origem Animal: Mel, Leite, Carnes e Peixes, assim como produtos para embelezamento animal, anabolizantes, entre outros produtos.
No Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, não é feito nenhum registro, mas a certificação – selo de conformidade técnica – da qualidade de um produto.
Usar produtos de babosa com registro é fundamental para sua segurança.
Em acordo com o código de defesa do consumidor
Antigamente não existia uma lei que protegesse as pessoas que comprassem um produto ou contratassem qualquer serviço.
Se você comprasse um produto estragado, ficaria por isso mesmo.
Se o vendedor quisesse trocar, trocava, mas se não quisesse trocar, você ficava no prejuízo e não tinha a quem recorrer.
Em março de 1991 entrou em vigor a Lei nº 8.078/90, que é mais conhecida como Código de Defesa do Consumidor.
Esta lei veio com toda a força para proteger as pessoas que fazem compras ou contratam algum serviço.
Estes são os 10 direitos básicos do consumidor:
- Proteção da vida e da saúde
- Educação para o consumo
- Liberdade de escolha de produtos e serviços
- Informação
- Proteção contra publicidade enganosa e abusiva
- Proteção contratual
- Indenização
- Acesso à Justiça
- Facilitação da defesa dos seus direitos
- Qualidade dos serviços públicos
Caso queira saber mais sobre os direitos do consumidor, acesse a Cartilha do Consumidor do Procon.
Estrutura confiável e facilidade de atendimento
Análise a capacidade de disponibilidade contínua
Diversos órgãos podem ter suas funções comprometidas por causa da carência nutricional. E isso pode ter ocorrido por longos períodos, em muitos casos anos ou décadas. Quando você passa a utilizar a babosa seu organismo precisa de tempo para processar os nutrientes recebidos e gerar melhorias.
Como a babosa é considerada um suplemento alimentar natural, pode ser consumida continuamente para fornecer bons nutrientes e promover melhorias na saúde, é importante que a empresa fornecedora tenha bons estoques para que você não interrompa o seu uso. Verifique também se a empresa oferece cobertura nacional para entregas e o número de depósitos disponíveis para facilitar a logística.
Identifique os canais de aquisição
A tecnologia simplificou diversos processos e trouxe mais agilidade e comodidade para a aquisição e recebimento dos produtos que precisamos.
É importante avaliar também quais são os canais de compra que a empresa fornecedora do suco de babosa disponibiliza, como por exemplo: site, aplicativo para celular, telefone e presencial.
Ter facilidade de compra e agilidade na entrega serão itens que contribuirão para o uso do produto
Conheça o processo de atendimento
Com base em estudos científicos, existem recomendações sobre a quantidade, horário e período de uso da babosa. Mesmo sendo um suplemento alimentar e tendo flexibilidade em relação a quantidade e horários, seguir algumas sugestões aumentará significativamente o resultado final.
Por este motivo é importante não somente adquirir o suco de babosa, mas também receber as orientações adequadas para seu consumo.
Dê preferência para empresas que disponibilizam pessoas para te atender ao invés de utilizar o comércio eletrônico. Existem empresas que disponibilizam consultores para entender melhor sua necessidade, te orientar sobre o uso adequado e ainda fazem o acompanhamento. Desta forma você terá um atendimento personalizado e terá uma pessoa para esclarecer suas dúvidas.
Compromisso social
Atualmente, pelos conceitos mais avançados de gestão empresarial, além de disponibilizar produtos de altíssima qualidade e atender seus clientes com excelência, uma empresa precisa investir na área social.
Distribuir parte do lucro obtido, por meio de projetos sociais, é uma forma de devolver para sociedade o sucesso conquistado.
Além de contribuir para um mundo melhor, empresas que investem em projetos sociais fazem seus clientes serem parte destas ações, mesmo que indiretamente, pois uma pequena parte de todo produto que você adquire é revertido em benefícios para outras pessoas.
Qual produto recomendamos para você?
Nossa recomendação sobre o suco de babosa mais adequado para consumo é baseado em 3 pilares: produto de qualidade, empresa especializada e observação prática de bons resultados alcançados por quem utiliza o produto.
Acompanhamos o uso da babosa por centenas de pessoas no Brasil por mais de 15 anos. Além do produto ser de qualidade, analisamos também a boa disponibilidade do produto e o processo de atendimento dos seus consultores.
Nosso produto recomendado é o suco de babosa com uva do monte e maça da Forever Living, chamado de Aloe Berry Nectar:
![](http://compartilhabem.com/wp-content/uploads/2020/12/aloe-vera-berry-nectar-forever-living-suco-natural-de-babosa-com-uva-do-monte-e-maca-1.jpg)
Porque recomendamos o suco de babosa com uva do monte e maça da Forever Living
A procedência da aloe vera é garantida
A Forever utiliza a espécie mais adequada para extração do gel de aloe vera, a Aloe Barbadensis Miller.
Possui suas próprias plantações com utilização de solo apropriado e em condições climáticas adequadas. Mais de 92% da plantação mundial de aloe vera pertencem a empresa. Sua aloe vera é cultivada no Rio Grande Valley, no sul do Texas, e na República Dominicana, que contém mais de 6.500 acres, a maior do mundo.
A empresa respeita o tempo adequado para que o aloe vera fique madura, que me média é de 5 anos.
Seu processo de colheita é totalmente manual, garantindo assim que somente as folhas maduras sejam extraídas. Utiliza também o processo de corte adequado para evitar a exposição e oxidação do gel de aloe vera.
Além da utilização da própria casca da aloe vera como adubo orgânico, suas plantações contribuem para a renovação do oxigênio no meio ambiente. 20 plantas de aloe são capazes de converter a mesma quantidade de CO2 em oxigênio do que uma árvore.
Para conhecer mais sobre estes processos, veja estes vídeos:
Suas indústrias estão preparadas para extrair o suco de aloe vera sem perder os nutrientes
Depois de receber as folhas de aloe vera das lavouras, a indústria faz a extração da casca também por processo manual, ao invés de máquinas. Seus trabalhadores fazem a inspeção visual e deixam somente o puro gel de aloe vera para ser utilizado.
Possui seu próprio laboratório e cuida de toda análise necessária para que não haja contaminação.
Tem patenteado o processo de estabilização da aloe vera, que garante a conservação dos nutrientes desde a extração até seu consumo. Não utiliza conservantes químicos neste processo.
Suas fábricas possuem diversos selos internacionais de qualidade, garantindo assim procedimentos adequados, pessoal treinado e produtos fabricados com segurança.
Nos vídeos abaixo você pode conhecer as indústrias e seu processo de trabalho:
Empresa autorizada a operar conforme a legislação brasileira
Atuando em mais de 160 países, com escritórios que abrangem todo o globo, a Forever Living respeita a legislação do país onde se instala.
No Brasil iniciou suas operações em 1996, sendo a matriz brasileira localizada em Botafogo na cidade do Rio de Janeiro. Está inscrita no CNPJ de número 74.036.112/0011-00 e cumpre as exigências dos órgãos fiscalizadores.
É membro da abevd ABEVD, Associação Brasileira de Vendas Diretas, que garante que todas as organizações membro sigam práticas justas e éticas para os negócios.
Seus produtos possuem registros e autorização de uso, podendo ser comercializados em todo território nacional.
Rede de depósitos no Brasil e pessoal qualificado para o atendimento
Além da matriz do Rio de Janeiro, a empresa possui 13 grandes depósitos que cobrem todo território nacional. Eles são posicionados em locais estratégicos para agilizar o processo de entrega.
Disponibiliza para seus clientes e revendedores diversos canais de atendimento, como site, aplicativo, telefone e atendimento presencial nas filiais.
Mas o grande diferencial da Forever Living é o atendimento personalizado e humanizado por meio dos seus revendedores. Como a empresa não disponibiliza seus produtos nas redes de varejo, seja farmácias, lojas de produtos naturais e cosméticos, ela investe em treinamento e qualificação para que seus revendedores prestem um bom atendimento ao cliente.
![mapa das filiais da forever living brasil](http://compartilhabem.com/wp-content/uploads/2021/01/forever-living-brasil-filiais.jpg)
Investimento em projetos sociais
Além de ações sociais específicas no Brasil, a empresa mantém de forma permanente o projeto social Forever Giving.
Este projeto oferece maneiras para os clientes e revendedores doem fundos que serão utilizados para amenizar o sofrimento e dar esperanças para pessoas em situação de risco. Ela se associa com organizações globais de caridade para lutar contra a pobreza, a fome e a falta de serviços médicos adequados para crianças.
A fundação também apoia as forças tarefas em casos de desastres naturais, ajuda no fornecimento de suprimentos médicos e apoia projetos educacionais para crianças. Desde sua fundação, foram embaladas mais de 5 milhões de refeições para o Rise Against Hunger.
Para conhecer mais o projeto, acesso o site Forever Giving.
Conclusão
Vimos neste artigo que existem diversos critérios para que o suco de babosa com uva do monte e maça seja considerado adequado para consumo. Desde os processos de plantio, industrialização, entrega e atendimento, apresentamos para você diversos itens importantes que precisam ser observados para que você aproveite o incrível potencial nutritivo da babosa.
Também indicamos o suco nutricional que consideramos o mais apropriado, ajudando você a economizar tempo para descobrir um fornecedor de confiança que atenda todos os critérios.
Esperamos que estas informações ajudem você a tomar a decisão de utilizar a babosa com uva do monte e maçã como complemento alimentar, capaz de colaborar com a restauração da sua saúde.
Minha orientação: converse com um revendedor credenciado
Recomendamos que você procure um revendedor autorizado da Forever Living para aquisição dos produtos com garantia de procedência. Infelizmente, existem diversas pessoas trabalhando de forma irregular e fazendo contrabando de produtos, visto que vários países vizinhos do Brasil possuem sedes da empresa.
No Brasil, diversos canais de vendas online operam de forma clandestina e não descartamos a possibilidade de estarem comercializando produtos falsificados e adulterados.
Por meio do formulário abaixo você conversa diretamente com um revendedor credenciado. Além de providenciar a entrega do produto na sua casa, eles são treinados para entender melhor sua necessidade, fazer a orientação de uso adequada e o acompanhamento de resultados. Basta preencher o formulário e enviar.